23 de abril de 2025

SPR cria rebranding para a Controil. Lançamento acontece na Automec 2025

SPR-ControilCoube à SPR a missão de criar a nova marca e comunicar ao mercado a nova identidade visual da Controil, uma marca da Frasle Mobility, pertencente à Randoncorp. Sediada em São Leopoldo, no RS, a empresa fundada em 1957 tornou-se líder no mercado de reposição de componentes para freios hidráulicos, como cilindros-mestre, cilindros de roda e servos-freio. Com um portfólio de mais de 800 itens, atende os mercados nacional e internacional, exportando para países da América do Sul, Central, Europa e Ásia. Após quase sete décadas de história, a marca precisava se renovar e destacar a evolução ao longo dos últimos anos.

Com o objetivo de consolidar sua identidade e refletir um momento de crescimento em faturamento e expansão internacional, a Controil confiou à SPR o desafio de desenvolver a sua nova marca. A missão da agência foi trazer uma comunicação mais alinhada com os desafios e oportunidades do mercado atual. E para isso, promoveu um redesign estratégico da marca para trazer uma identidade visual própria, distanciando-a de alguns elementos antigos, como, por exemplo, os stripes localizados abaixo do nome, inseridos em um momento em que emprestar o prestígio da marca Fras-le, pertencente ao grupo, era necessário na construção de valor ao negócio e à marca como um todo. Embora fizessem parte da sua história, detalhes como esse já não eram mais necessários para uma marca que tem 40% do share de mercado com cilindros-mestres e o primeiro lugar em share of mind na pesquisa “Marcas na Oficina” 2024.

Além disso, a tipografia simples e de terminações fechadas, utilizada no design anterior, precisava ganhar mais personalidade e refletir a proximidade que a marca tem com o profissional da cadeia de aftermarket. Ela ainda não refletia, adequadamente, o posicionamento de liderança da empresa nem o forte vínculo de confiança estabelecido com seu público. “Por meio de um novo desenho tipográfico, escolhemos trabalhar com letras minúsculas, incorporando curvas e arredondamentos para equilibrar a autoridade da empresa com sua empatia. A angulação foi mantida, preservando o alinhamento com as demais marcas da Frasle Mobility e reforçando a importância do conceito de mobilidade presente no grupo”, explica o head de design Rafael Ternes, ao complementar que também foi adicionado um toque mais dinâmico ao acento da letra “i”, viabilizando diversas possibilidades e desdobramentos criativos na comunicação da nova identidade visual.

Por ser uma empresa consolidada no mercado e líder em seu segmento, no desenvolvimento da nova marca foi essencial considerar os códigos visuais que se mostraram eficazes ao longo dos anos. Por isso, a agência preservou e evidenciou o protagonismo cromático exercido pelo azul marinho em conjunto com o amarelo, combinação que garante à Controil um reconhecimento imediato e inconfundível.

Campanha de lançamento na Automec

A SPR assina também a campanha de lançamento da nova marca da Controil, que está sendo apresentada ao mercado na Automec 2025 – 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontece de 22 a 26 de abril, no São Paulo Expo. Gestores da agência estão em uma imersão na feira para acompanhar de perto seus clientes (como Controil e Keko Acessórios) e conferir as tendências e novidades do setor.

Para a campanha de apresentação da nova marca, a ideia era mostrar que o visual da Controil evoluiu, mas a confiança construída ao longo dos anos permanece a mesma. A partir disso, a SPR trabalhou em um posicionamento para reforçar a continuidade dos valores da marca, agora com uma nova expressão, mais moderna e alinhada às evoluções do mercado. E para promover a nova marca e reforçar o conceito já existente “Vai na confiança, vai de Controil”, a campanha foi focada no principal público da marca: os mecânicos. Com o mote na expressão “meu mecânico de confiança”, a ação publicitária valoriza a evolução na apresentação visual e profissional de alguns personagens para representar que um mecânico que está sempre se renovando passa ainda mais confiança. Assim como a Controil, que segue com a confiança de sempre para continuar sendo a maior referência em sistemas de freios hidráulicos, mas agora de cara nova.

Sabrina Carbone, gerente de marketing da Controil, destaca que evoluir uma marca com tanto prestígio e reputação mereceu mesmo um estudo aprofundado, não só nos públicos-alvo da cadeia automotiva, que em suas jornadas lidam com os produtos e marcas, mas também com os executivos da empresa e suas ambições de negócios em relação aos produtos e marca Controil. “A SPR soube entender essa importância, respeitar o legado da marca e evoluir o branding entregando o que realmente precisávamos: modernidade, proximidade e confiança. O processo foi muito inspirador e profissional desde o início do estudo até a entrega final”, destaca.

Confira o filme da campanha de lançamento da nova marca da Controil no link. 

FICHA TÉCNICA

Campanha: Lançamento nova marca Controil
Cliente: Controil
Agência: SPR
Peças: Anúncios, filme e material para redes sociais
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz
Diretor de Criação: Fábio Henckel
Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock
Atendimento: Patricia Santejano
Assistente de Atendimento:  Mariana Farias
Direção de Arte: Alexandre Suzin
Redação: Luciano Sobrosa
Arte-Finalização: Joel Nunes
Aprovação do Cliente: Sabrina Carbone, Daniela Mitsueda, Fernanda Capelini e Julio César da Silva

Compartilhe


Deixe um comentário